Notícias

  • Quem Somos
  • História
  • Diretoria
  • Parceiros

O Hospital

O Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos  é  um hospital público estadual,  com características peculiares:

 

- Atende dermatologia sanitária  como referência para vários municípios do Estado de São Paulo e de outros Estados, principalmente antigos moradores da colônia e hansenianos sequelados;

- Possuí um serviço de fisioterapia e de reabilitação;

- Faz atendimento em várias especialidades ambulatoriais clínicas e cirúrgicas;

- Tem atendimento 24 horas em Pronto Socorro, como referência em neurocirurgia, oftalmologia e buco-maxilo facial;

- Possuí laboratório próprio, onde realiza todos os exames necessários aos pacientes ambulatoriais, internados e externos, vindo das Unidades Básicas de Saúde;

- Centro de Diagnóstico por Imagens e Métodos Gráficos;

- Possuí residência médica e estágios reconhecidos pelo MEC, nas áreas de dermatologia, oftalmologia e cirurgia bucal;

- Possuí o único centro de referência do município, para tratamento em infectologia, especialmente, pacientes portadores de HIV/aids, o ambulatório Walter Belda;

- Tem creche própria que atende  os filhos de funcionárias dos 4 meses aos 6 anos de idade.

 

Como somos e o que fazemos

 

O Hospital conta com 160 leitos distribuídos nas diversas especialidades de internação, além de 10 leitos da urgência do Pronto Socorro, 4 leitos no Hospital Dia do ambulatório Walter Belda  e 9 leitos de UTI.


Atendemos nas especialidades: clínica médica, cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, nefrologia, urologia, anestesiologia, infectologia,  proctologia, gastroenterologia, endocrinologia, neurologia clínica e cirúrgica,  cirurgia geral e ginecológica, fisioterapia,  cirurgia plástica.

 

 

Fazemos exames de laboratório de hematologia, bioquímica, urinálise, dosagens hormonais e do PSA e sorologia, além de exames radiológicos como:


- RX simples e contratado
- tomografia
- Eletrocargiograma
- Ecocardiograma
- Teste ergométrico
- Émamografia e èultrassonografia.

 

Realizamos ainda como meio de diagnóstico:


- endoscopia digestiva
- colonoscopia e
- broncoscopia.
           

 

Somos 1273 funcionários nos diversos níveis de atuação.

Possuímos serviço social,  nutrição e dietética, ouvidoria, SESMT e de reabilitação além de vários programas de inserção social como a frente de trabalho, os jovens acolhedores, e o programa conte comigo. 

 

O serviço de farmácia atende apenas aos pacientes internados nas diversas áreas e por ocasião da alta, para que não haja descontinuidade da medicação, além da medicação específica aos programas de referência municipal.

 

O Centro Cirúrgico possuí  5 salas cirúrgicas, sendo 4 em área restrita e uma sala destinada a pequenas cirurgias ou cirurgias ambulatoriais. Não obstante, em nosso Ambulatório de dermatologia contamos também com 2 salas destinadas para pequenas cirurgias, totalizando 07 salas cirúrgicas.

 

Fazemos cirurgias de urgências/emergências do pronto socorro e cirurgias eletivas ou ambulatoriais do próprio ambulatório e das unidades de saúde que encaminham para atendimento, via central de marcação.

 

Temos serviços de apoio em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia.

 

Como trabalhamos

           

Nosso atendimento é em 24 horas para urgência/emergência tanto clínica quanto cirúrgica, através do pronto socorro, laboratório e radio diagnóstico. Os ambulatórios de especialidades atendem de 2ª a 6ª feira das 7 horas às 19 horas, com agendamento nos próprios locais de consulta para encaminhamentos internos e retornos.

 

Exames, e cirurgias eletivas são realizadas de 2ª a 6ª feira, sempre previamente agendados pelos profissionais da equipe.

 

Prestamos assistência aos hansenianos egressos do antigo sanatório tanto no hospital como no pensionato, inclusive com médicos, cuidados de enfermagem e avaliações periódicas com exames laboratoriais de controle.

 

Confeccionamos sapatos específicos aos hansenianos através da sapataria, que atende também pacientes de outros municípios, porém antigos moradores do Sanatório Padre Bento.

 

O que queremos

 

Estamos planejando para o próximo ano o Centro de Atendimento em Oncologia, o Centro de Atenção à Mulher que sofre violência sexual e doméstica.


A aquisição do equipamento de ressonância magnética e a troca do mamógrafo.
           
A revitalização da área tombada e externa do Complexo Hospitalar Padre Bento.

 

O que é importante

 

- Melhorar a relação médico- paciente;

- Manter a motivação dos funcionários;

- Criar mecanismos de valorização do profissional, através de cursos internos via SESMT, ou melhorar a qualificação profissional;

- Promover uma maior compreensão do sistema de saúde, mecanismos de controle e sistema de gestão local;

- Promover o processo de humanização interno e externo visando a qualidade do atendimento;

- Melhorar a integração entre as diversas áreas;

- Valorizar os profissionais envolvidos e comprometidos com a instituição;

- Oferecer serviços de qualidade.

Histórico

O atual Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos foi inaugurado em 05 de junho de 1931, no município de Guarulhos, com 83 pacientes, com a denominação de SANATÓRIO PADRE BENTO, com a finalidade de internar compulsoriamente, os pacientes portadores de lepra, hoje hanseníase, tendo sido adquirido por iniciativa do Governo do estado o terreno pertencente ao sanatório São Paulo, antigo hospital psiquiátrico.


Ao seu redor foi construída uma verdadeira ¨cidade murada¨. Com prefeitura, escola, cinema, teatro, cassino, igreja, delegacia e clube, ocupando uma área superior a 23 alqueires.

A instalação do referido sanatório visava dar prosseguimento à política de saúde da época, que determinava o isolamento dos portadores da lepra e seus familiares, para que não houvesse a disseminação da doença. De início foi um hospital de trânsito, no qual eram executados os exames prévios para encaminhamento aos demais hospitais especializados.


O Sanatório Padre Bento tinha uma particularidade em relação aos demais sanatórios de hanseníase,  que  era o pavilhão infantil, onde eram alojados os menores´, portadores da doença e os filhos dos internados, se constituindo modelo de saúde pública, da época.

 

Em 1933 o Centro de Estudos do Sanatório Padre Bento era transformado na Sociedade Paulista de Leprologia.
Em 1944 foi iniciado no Sanatório Padre Bento, em plena fase experimental da droga no Brasil, o uso das sulfonas, para tratamento da lepra, por iniciativa do Dr.  Lauro de Souza Lima,  médico e diretor do sanatório por 19 anos.


Com o advento das sulfonas muita coisa mudou, com relação à doença e o Dr. Lauro pode finalmente, ver os resultados do seu trabalho obstinado de pesquisa, que havia iniciado em 1931, possibilitando o tratamento ambulatorial e diminuindo gradativamente as internações.
Na década de 60,  as internações deixaram de ser compulsória e o número de internações diminuiu significativamente, Com isso, a área extensa do sanatório tornou-se grande demais para o atendimento, apenas dos casos eventuais e das intercorrências, iniciando-se nessa época, uma fase de doações de área, às diversas entidades.


Em 1972,  o Hospital Adhemar de Barros, que tratava do Pênfico Foliácio, também chamado Fogo Selvagem, foi transferido de Santana para ocupar as instalações  do pavilhão de menores. Logo depois, a Secretaria da Saúde houve por bem unir o Sanatório Padre Bento e o Hospital Adhemar de Barros, formando uma única entidade, denominada de Complexo Hospitalar de Guarulhos. O  COMPLEXO HOSPITALAR PADRE BENTO DE GUARULHOS, denominação dada em 1991, com a inauguração do Pronto Socorro e as Unidade de Terapia Intensiva e que permanece até a presente data.


Em 1993 foi necessária uma reorganização do modelo hospitalar, através do Decreto nº 36.994 de 30 de junho, passando a constituí-se uma Unidade Despesa, em nível de Departamento Técnico.  Com a edição do Decreto de nº 40.082 de 15 de maio de 1995, o hospital passou a fazer parte da estrutura da Coordenadoria de Saúde da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

 

Relação de cargos de cargos de diretor do complexo hospitalar padre bento em guarulhos   e seus respectivos ocupantes:


DIRETORIAS

CARGO

OCUPANTE

Diretoria Técnica de Departamento de Saúde

Dir. Técnico de Departamento de Saúde

Dra. Maria Madalena . do Valle Bazzo

Diretoria Técnica de Divisão Médica

Diretor Técnico de Divisão de Saúde

Dr. Roberto de Almeida Duarte

Diretoria Técnica de Serviço de Clínica Cirúrgica

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Dr. Wilton Schmidt Cardozo

Diretoria Técnica de Serviço de Clínica Médica

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Dr. Aguinaldo Barcelos de Souza

Diretoria Técnica de Serviço de Emergência. 

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Dra. Claudia Mika Obara

Diretor Técnico de Serv. de Derm. Geral e Sanitária

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Dr. Mario Cezar Pires

Dir. Téc. de Div. de Apoio e Diagnóstico Terapêutico

Diretor Técnico de Divisão  de Saúde

Luiz Giachetta Neto

Dir.Técnico de Serv. de Imagem e Métodos Gráficos

Diretor Técnico de  Serviço de Saúde

Dr.Jose Adriano Ignácio Ferreira

Diretor Técnico de Serviço de Laboratório Clínico

Diretor Técnico  de Serviço de Saúde

Suelene Alaíde F.  Queiroz Oliveira 

Dir.Técnico de Serv. de Enfermagem de Dermatologia

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Solange Camargo

Diretoria Técnica de Serviço de Enfermagem Ambulatória, Emergência e U.T.I.

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Maria Albani da Silva Eusébio

Diretoria Técnica de Serviço de Enfermagem de Pacientes Internos

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Ana Paula Hadler

Diretoria Técnica de Divisão de Gerenciamento Hospitalar

Diretor Técnico II

Jezimar Costa Santos

Diretoria de Serviço de Finanças

Diretor I

Elisabete Pereira de Moraes

Diretor  de Serviço de Material e Patrimônio

Diretor I

Patrícia Martins Anacleto

Diretoria  de Serviço de Atividades Auxiliares

Diretor I

Antonio Carlos da Silva

Diretoria  de Serviço de Manutenção  Geral

Diretor I

Odete Alves Cardoso

Diretoria Técnica de Serviço de Recursos Humanos

Diretor Técnico I

Leila Denize da Silva

Diretoria Técnica de Serviço de Assistência Social

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Angelina Lopes

Diretoria Técnica de Serviço de Nutrição e Dietética

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Fabio  Corrêa Bento

Diretoria Técnica de Serviço Especializado de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho

Diretor Técnico  de Serviço de Saúde

Silvia Alves da Silva Carvalho

Diretor Técnico de Serviço de Farmácia

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Alcides Francisco da Rocha

Diretoria Técnico de Serviço de Arquivo Médico,  Coleta e Classificação de Dados

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Eleuza de Castro  Mesquita

Diretor Técnico de Serviço de Higiene Hospitalar

Diretor Técnico de Serviço de Saúde

Andréia de Torres

- UNG

- UNICSUL

- UNINOVE

- COLÉGIO EXITUS

- COLÉGIO PROGRESSO

- COLÉGIO SÃO BERNARDO (SÃO MATEUS)

 

 


Avenida Emílio Ribas - 1819 - Guarulhos - São Paulo - Brasil - Fone: (11) 2463-5650 Desenvolvido por InfoDigital